OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG :)

OBRIGADO PELA VISITA :)

TSUNAMIS - História mortal das ondas traiçoeiras

O mundo acordou no final de 2004 para as notícias terríveis de devastação no Sri Lanka, Tailândia, e outros países do Sudoeste asiático, quando um tsunami mortal destruiu casas, aldeias, províncias inteiras, matando centenas de milhares de pessoas. Muitos cidadãos do mundo foram alertados pela primeira vez  para esta poderosa força da natureza. Embora fossem registados tsunamis ao longo dos últimos anos, este é o primeiro a causar tão grande devastação de há muitos séculos a esta parte.
Aqui ficam alguns dados históricos e geográficos relativos a esta força mortal da natureza que deixou o mundo de rastos perante o seu inesperado e disfarçado poder destruidor.

Os tsunamis parecem acompanhar a longa caminhada da história da humanidade: os cientistas encontraram na Terra vestígios da colisão com um asteróide que, segundo referem, terá criado um tsunami gigantesco que varreu a superfície do planeta por várias vezes, inundando tudo, excepto as montanhas. O litoral dos continentes pode ter mudado drasticamente, e quase todo o tipo de vida na Terra foi exterminado nessa altura. Este cataclismo terá ocorrido há uns 3,5 bilhões de anos...
Os cientistas identificaram sinais deste choque em algumas das pedras mais antigas da Terra, tanto na África do Sul como a noroeste da Austrália.




O que é um TSUNAMI?

Em japonês, a palavra tsunami traduz-se por «onda costeira». Deriva da junção de «Tsu» (porto, costa, ancoradouro...) com «Nami» ( onda, mar). Os tsunami podem ser desencadeados por uma erupção vulcânica, por um deslizamento de terra ou por um tufão. Porém, a sua causa mais comum é um terramoto que tem lugar no solo existente debaixo do oceano. Aliás, alguns cientistas afirmam que só pode existir um tsunami se o epicentro do sismo ocorrer debaixo de água, ideia que alguns põem de parte devido a ocorrências alheias aos tremores de terra marinhos.
Estas ondas podem exceder velocidades de 800 km hora, não podendo ser feito qualquer aviso prévio às comunidades residentes nas zonas costeiras.
O tsunami surge disfarçado de «onda normal», e depois vai ganhando velocidade, força ou altitude ao aproximar-se da costa.


TSUNAMIS ao longo dos tempos

* As primeiras referências a estas ondas encontram-se em documentos da Grécia antiga e de Roma; falam de uma onda que fez tremer a zona oriental do Mediterrâneo no dia 21 de julho de 365, causando milhares de mortos.

* No dia 1 de Novembro de 1755, uma série de terramotos destruiu Lisboa, provocando incêndios e desencadeando colapsos de toda a ordem. Uma hora depois de tremor de terra, um tsunami invadiu a terra. O resultado final foi a morte de 60.000 pessoas.

* No dia 27 de Agosto de 1883 entrou em erupção o vulcão indonésio Krakatoa, causando tsunamis que mataram 37.000 pessoas em Java e Sumatra.

* A 15 de Junho de 1896 o tsunami de Sanriku golpeou o Japão sem qualquer aviso. Uma onda altíssima levou à sua frente uma multidão que se encontrava reunida para celebrar um festival religioso. Morreram mais de 26.000 pessoas.

* A 17 de Dezembro do mesmo ano, um tsunami levou à sua frente parte do dique e da avenida principal de Santa Barbara, na Califórnia.

* No dia 31 de Janeiro de 1906 um tremor de terra perto da praia fez submergir parte da localidade de Tumaco, na Colômbia, varrendo ainda toda a costa entre Rioverde, Equador, e Micay, na Colômbia. Calcula-se que terá feito mais de um milhar de vítimas.

* A 1 de Abril de 1946, um tremor de terra no Alaska gerou um tsunami que destruiu um farol, matando cinco pessoas. Algumas horas depois a onda chegou a Hilo, no Havaí, matando 159 pessoas.

* No dia 22 de Maio de 1960 uma onda altíssima formou-se na zona Chile, matando 1.000 pessoas nesse país, fazendo ainda muitas vítimas no Havai, Filipinas, Okinawa e Japão.

* A 28 de Março de 1964, um terramoto no Alasca causou uma onda que fez submergir uma parte da zona costeira e destruiu três aldeias. A onda matou 107 pessoas no Alasca, quatro em Oregon e 11 na Califórnia.

* A 16 de Agosto de 1976 um tsunami matou mais de 5.000 pessoas na região das Filipinas.

* No dia 17 de Julho de 1998, um terramoto desencadeou uma onda gigante que golpeou a costa Norte de Papua, na Nova Guiné, matando aproximadamente duas mil pessoas e deixando muitos mais milhares sem lar.

Sem comentários:

Enviar um comentário