OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG :)

OBRIGADO PELA VISITA :)

O Sol, a nossa fonte de energia

O Sol, a nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos. Uma enorme esfera de gás incandescente, em cujo núcleo acontece a geração de energia através de reações termo-nucleares. O estudo do Sol serve de base para o conhecimento das outras estrelas, que, de tão distantes, nos surgem como meros pontos de luz.


* Apesar de parecer tão grande e brilhante ( o seu brilho aparente é 200 biliões de vezes maior do que o de Sírius, a estrela mais brilhante do céu nocturno), na verdade o Sol é uma estrela bastante comum.

* Abaixo da sua camada está a zona radioactiva, onde a energia flui por radiação. O núcleo, com temperatura de cerca de 10 milhões de graus Kelvin, é a região onde a energia é produzida.

* A superfície do Sol tem a aparência de superfície de um líquido em ebulição, cheia de bolhas ou grânulos. Este fenómeno é chamado de granulação fotosférica.

* Este fenómeno pode ser observado a olho nu, embora olhar diretamente para o Sol seja menos perigoso quando está no horizonte. As manchas foram registadas na China já no ano 28 a.C., mas seu estudo científico começou apenas com o uso do telescópio.

* Observando-o durante um eclipse, temos a oportunidade de ver por alguns instantes o espectro da cromosfera, feito de linhas brilhantes, que mostram que a cromosfera é constituída por gases quentes que emitem luz sob a forma de linhas de emissão.

* A cromosfera funde-se na coroa, a camada mais externa e mais rarefeita da atmosfera do Sol. A coroa também é melhor observada durante os eclipses, pois apesar de ter um brilho equivalente ao da Lua Cheia, fica obscurecida quando a fotosfera é visível.

* O vento solar, composto de partículas carregadas desprendidas da coroa solar, viaja a aproximadamente 250 a 1000 km/s, provocando as auroras, normalmente entre 60 e 80º de latitude. Estas foram observadas na antiguidade pelos gregos e chineses, e são causadas pela interação de partículas de alta energia, principalmente eléctrons.

* O Sol transforma aproximadamente 600 milhões de toneladas de hidrogénio em hélio por segundo.

* Dizem os cientistas que daqui a 3,5 bilhões de anos, o brilho do Sol já será de 40% maior do que o actual, e o calor será tão forte que os oceanos secarão completamente, exacerbando o efeito de estufa.

* Copérnico revolucionou a astronomia ao publicar, meses antes de morrer, um trabalho sobre as revoluções dos corpos celestes. Inaugurou uma nova era porque negou, pela primeira vez, o sistema geocêntrico de Ptolomeu, demonstrando que a Terra, como outros planetas, gira em torno de si mesma e orbita ao redor do Sol. O Papa, nessa altura, considerou essa obra como «herege», por divulgar uma teoria contrária à das Escrituras Sagradas.

* Se o Sol morresse de morte súbita, nós só o saberíamos 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque é esse o tempo que a luz demora a chegar até nós.

* Se o sol fosse comparado a uma bola de basquete, Júpiter sería uma bola de golfe; Saturno, uma bola de ping-pong; Urano e Neptuno, pequenos berlindes, e Plutão mais pequeno que metade da cabeça de um alfinete... E a Terra?... Um grão de areia imperceptível no Universo!
«Os homens não permanecerão na Terra para sempre, mas na sua busca de luz e espaço, penetrarão primeiro timidamente além da atmosfera, e mais tarde conquistarão para si todo o espaço perto do Sol».

Sem comentários:

Enviar um comentário