OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG :)

OBRIGADO PELA VISITA :)

Curiosidades do mundo do cinema

Um prémio chamado «Óscar»




Em 1927 criou-se uma festa para a consagração dos grandes filmes e astros, e chamaram-lhe a «entrega dos Óscares». O Óscar é o mais cobiçado dos troféus da sétima arte.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi fundada a 11 de Janeiro de 1927, quando 36 pessoas se reuniram no Ambassador Hotel, em Los Angeles, para formar a primeira organização do mundo dedicada exclusivamente a filmes.
Até hoje ninguém sabe ao certo o motivo pelo qual o cobiçado prémio foi baptizado de Óscar. Mas diz-se que uma funcionária da Academia, a bibliotecária Margaret Herrick, no seu primeiro dia de trabalho olhou para a estatueta e disse: «Parece-se com o meu tio Óscar...» A verdade é que o apelido foi oficialmente usado a partir de 1939, e até hoje se mantém. Conheça agora algumas curiosidades relativas a este prémio que todos os anos dá que falar em todo o mundo.


* A primeira transmissão na TV da festa de entrega dos prémios da Academia ocorreu em 1953.

* Esta cerimónia foi adiada 3 vezes na história: em 1938, devido a uma inundação; em 1968, como luto pelo funeral de Martin Luther King; e em 1981, devido à tentativa de assassinato do então presidente Reagan.

*Durante a II Grande Guerra, as estatuetas do Óscar foram feitas em gesso, devido à escassez de metal. No fim do conflito, os ganhadores puderam trocá-las pela versão mais nobre, em ouro.

* O elemento surpresa foi levado às cerimónias do Óscar só em 1941, quando os nomes dos vencedores passaram a ser guardados num envelope e revelados no momento da apresentação. Até essa data, os felizardos já tinham conhecimento das suas vitórias antes do evento.

* O Óscar tem 34 cm de altura e pesa 3,850 gr.

* A estrutura é feita a partir de 92,5% de estanho e 7,5% de cobre, e é banhada por uma mistura de platina e ouro de 14 quilates.

* A imagem do Óscar mostra uma espécie de guerreiro, segurando uma espada sobre um rolo de filme.


PIONEIROS E RECORDISTAS

* O discurso mais longo da história da cerimónia foi o proferido por Greer Garson, melhor atriz em 1942 com «Rosa da Esperança». Ela agradeceu o seu prémio durante mais de uma hora...

* A celebridade mais nova a ganhar um Óscar foi Tatum O´Neal. Com apenas 10 anos de idade, levou a estatueta de Melhor Atriz Secundária em 1974 pela sua performance em «Lua de Papel».

* Jessica Tandy foi a atriz mais idosa a ganhar uma estatueta de Melhor Atriz nos prémios da Academia. Tinha quase 81 anos quando recebeu o prémio pelo filme «Miss Daisy», em 1990.

* Em 2003, Meryl Streep conseguiu superar Katherine Hepburn nas vezes em que foi nomeada para Melhor Atriz. Até então empatadas com 12 nomeações com o seu desempenho em «As Horas».

Sem comentários:

Enviar um comentário