OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG :)

OBRIGADO PELA VISITA :)

Kiwi - O fruto que faz milagres



Das terras da Cidade Proibida, da Grande Muralha, dos Guerreiros de Xi´an e do Templo de Confúcio, ambos na China, o Kiwi cresceu em estado completamente selvagem até ao ano de 1900, era então um fruto que viria mais tarde a ser denominado de Actinidia Chinensis.

As primeiras sementes deste fantástico fruto chegaram à Nova Zelândia no início do século passado, país onde primeiro se estabeleceu uma cultura comercial do fruto, que recebeu o nome de Kiwi «quiui ou quivi, em português» devido à impressionante semelhança com uma ave nativa da região de penugem castanha aveludada.

Daí cruzou fronteiras e se espalhou pela Europa, América do Sul. Os neozelandeses até há bem pouco tempo eram considerados os principais produtores mundiais do fruto, destacando-se nesta corrida também os franceses, o chilenos, os italianos, os americanos, os japoneses, os australianos e os africanos. No entanto, e segundo as mais recentes estatísticas, o Chile é considerado nesta altura como o país com a maior produtividade.

A América do Norte é a principal importadora dos frutos Kiwi.
O plantio deste curioso fruto precisa ser realizado durante a estação invernosa, no período das chuvas. Planta trepadeira, devendo ser conduzida sobre suporte ou em latada, é dióica «produz flores masculinas e femininas em plantas diferentes».

Um pomar de Kiwi deve ter no mínimo nove plantas, seis a oito plantas femininas e uma masculina plantada no centro «esta servirá de polinizadora». Os períodos de floração das plantas masculinas e femininas devem ser coincidentes para assegurar a fecundação.

O fruto tem uma cor externa castanha, e a interna varia entre o verde e o amarelo. O seu formato é variado, podendo ser redondo, oval ou alongado, coberto com pêlos de variados tamanhos. Um fruto pode pesar até 100 grs.
A sua polpa pode ser consumida ao natural.

Composição de um Kiwi com aproximadamente 100 grs de polpa:
Proteínas (1 gr.); Hidratos de carbono (15 grs); Fibra mineral (1 gr); Vitamina B1 (17 grs); Vitamina B2 (50 mgrs); Vitamina B3 (410 mgrs); Vitamina B6 (120 mgrs); Vitamina C (70 mgrs); Vitamina E (930 mgrs); Ferro (0,4 grs); Cálcio (40 mgrs); Sódio (4 mgrs); Magnésio (15 mgrs); Potássio ( 280-340 mgrs) e Fósforo (20-40 grs).

1 - Possui pouca gordura e nenhum colesterol;

2 - Diminui os níveis de colesterol no sangue;

3 - Contribui para equilibrar a tensão arterial;

4 - Possui capacidades anti-oxidantes, efeitos anticancerigenos, efeito anti-inflamatórios e leves efeitos laxativos;

Pode fazer um sumo de Kiwi, ou comê-lo simplesmente ás rodelas.
Pode misturá-lo com uvas e laranja, cortando os Kiwis às rodelas finas. Descasque as laranjas, deixando o máximo de pele branca. Corte em pedaços ou separe em fatias. Leve as frutas todas juntas ao liquidificador.
Beba bem fresco. Além de fazer bem à pele, tornando-a mais macia e brilhante, ajuda a manter a linha e é um fruto que, consumido regularmente, traz inúmeros benefícios à saúde. Há mesmo quem diga que as pessoas que consomem pelo menos um Kiwi por dia podem ter uma vida mais longa, cabelos mais brilhantes, um olhar mais vivo e uma energia intelectual mais elevada do que os comuns mortais...


Sem comentários:

Enviar um comentário